quinta-feira, 30 de março de 2017

Saúde alerta profissionais sobre notificação compulsória de Arboviroses

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA/CE), por  meio da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (COPROM) e da Vigilância Epidemiológica do Ceará, vem ALERTAR os profissionais de saúde para que se mantenham sensíveis à notificação de todos os casos SUSPEITOS de arboviroses (dengue, chikungunya e zika), considerando o cenário epidemiológico dessas doenças. A notificação dos casos de arboviroses é de grande  importância, pois é através desta ação que os gestores de saúde do Estado e dos municípios ficarão cientes da ocorrência das doenças no seu território e população embasando tomada de decisões coesas, além de dar subsídio epidemiológico para que o profissional médico possa fazer o diagnóstico correto.


domingo, 26 de março de 2017

Febre do Zika Vírus

É uma doença viral aguda, transmitida principalmente, pelos mosquitos Ae. Aegypti e Ae. albopictus, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. A maior parte dos casos apresentam evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias. No entanto, observa-se a ocorrência de óbitos pelo agravo, aumento dos casos de microcefalia e de manifestações neurológicas associadas à ocorrência da doença.


domingo, 19 de março de 2017

Documentário sobre o Ciclo de Vida do Vírus / Aedes aegypti

A dengue é uma doença que se tornou um problema de saúde pública no País e no mundo, cujo principal vetor de transmissão é o Aedes aegypti. A dengue é uma arbovirose, assim como a Zika, chikungunya e febre amarela porque são transmitidas pela picada de um inseto, neste caso o mosquito Aedes Aegypti!!! Uma única fêmea produz e 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e pode ter mais de 3 ciclos durante sua vida.